terça-feira, 7 de julho de 2015

Exposição "Mulher Angolana" e concerto de Mistah Isaac

Na próxima quinta, dia 9 de Julho, a Semana de Angola conta com uma cerimónia de abertura oficial com a presença da Sra. Presidente da Junta de Freguesia, Margarida Martins, e da Embaixada da República de Angola em Portugal. 

Seguir-se-á uma apresentação da Exposição “Mulher Angolana - Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?", exposta ao ar-livre no Largo do Intendente. Esta exposição retrata a mulher angolana e o seu papel no desenvolvimento sustentável das sociedades, é uma chamada de atenção para a importância da igualdade de género no desenvolvimento de uma sociedade e um olhar para a realidade da mulher africana a partir da vivência feminina em Angola. A referida exposição foi lançada no Brasil e percorreu várias cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Brasília.
A exposição reúne um conjunto de 34 cubos com fotografias, legendas e dados estatísticos que retratam a mulher angolana da actualidade. A mostra apresenta desde imagens de médicas, donas de casas, ministras, professoras até vendedoras ambulantes, num testemunho fiel sobre a realidade de mulher em Angola e em África.
Esta iniciativa teve origem num workshop realizado pelo Banco Económico (antigo BESA) e a World Press Photo, no âmbito da iniciativa anual BESAfoto, em 2012,  no qual participaram sete fotógrafos angolanos - Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Pedro Paulo e Waldney Oliveira - seleccionados com base nos seus portfólios. 


A exposição será acompanhada, às 20h00, de um Concerto de Mistah Isaac, músico nascido em Angola, a viver em Lisboa, guitarra e voz da cidade, que traz os seus sons e as suas influências de Angola completando este momento de homenagem à mulher angolana e de valorização da cultura angolana.



Sem comentários:

Enviar um comentário