sexta-feira, 29 de maio de 2015

Próxima Volta ao Mundo traz-nos o Brasil

O calor já chegou e a próxima semana cultural traz-nos os ritmos quentes do Brasil. De 23 a 27 de Junho vive-se o Brasil em Arroios. Esta semana terá exposições, workshops de forró, samba e capoeira, cinema ao ar livre, baile, concertos, dj e festa junina. 

Junho é o mês de Santo António, São João e São Pedro. Destacamos a Festa Junina que também festeja esta época e para a qual é necessário fazer inscrições. 

A Festa Junina, herança portuguesa do período colonial, é o evento mais esperado do calendário brasileiro a seguir ao Carnaval.
Nesta festividade é encenado um casamento ‘caipira’. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde se vendem comidas e bebidas tradicionais: quentão, pipoca, cachorro quente, pé de moleque, canjica, etc. 
Casamento Caipira é um casamento falso com muitas brincadeiras. A história é sempre a mesma. A noiva aparece grávida antes do casamento e o pai da moça obriga o noivo a casar. Depois que o casamento é realizado, a quadrilha começa.
A Quadrilha é a dança coletiva típica da festa junina. Casais vestidos a caráter, moças com vestidos rodados e de panos simples e remendados,  homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha, dançam ao som de forró e músicas tradicionais. No meio da dança aparecem falsos obstáculos falados pelo narrador como cobras, pontes quebradas e fogueiras.

Inscrições abertas para ensaios da quadrilha e participação nas barraquinhas da Festa Junina até 5 de Junho.

Os ensaios decorrerão na Casa do Brasil - Rua Luz Soriano Nº42 - Bairro Alto

Participe!


Sem comentários:

Enviar um comentário