quinta-feira, 25 de junho de 2015

Festa Junina a encerrar a Semana do Brasil este sábado

Este sábado a Semana do Brasil vai encerrar em grande com uma Festa Junina a trazer o arraial popular brasileiro para o Largo. 

Junho é o mês de Santo António, São João e São Pedro. A Festa Junina, herança portuguesa do período colonial, é o evento mais esperado do calendário brasileiro a seguir ao Carnaval.

Nesta festividade é encenado um casamento ‘caipira’. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde se vendem comidas e bebidas tradicionais: quentão, pipoca, cachorro quente, pé de moleque, canjica...

O Casamento Caipira é um casamento falso com muitas brincadeiras. A história é sempre a mesma. A noiva aparece grávida antes do casamento e o pai da moça obriga o noivo a casar. Depois que o casamento é realizado, a quadrilha começa.

A Quadrilha é a dança coletiva típica da festa junina. Casais vestidos a rigor, moças com vestidos rodados e de panos simples e remendados,  homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha, dançam ao som de forró e músicas tradicionais. No meio da dança aparecem falsos obstáculos falados pelo narrador como cobras, pontes quebradas e fogueiras.

Após a quadrilha a animação fica a cargo dos Luso Baião, a partir das 22h00.

Durante tudo isto pode saborear as iguarias brasileiras, pão delícia da Bahia, quentão, cachorro quente, canjica, pé de moleque, caipirinha...entre outros.

Os ensaios de preparação realizados na Casa do Brasil têm sido muito divertidos. A animação está garantida. Não perca, este sábado, a partir das 18h00, com muitos sabores e sons brasileiros!





Sem comentários:

Enviar um comentário