quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Inaugurado Memorial do Bangladeche

Foi inaugurado no dia 21 de Fevereiro no Jardim Braancamp Freire, situado no topo norte do Campo dos Mártires da Pátria, em Arroios, um memorial em homenagem ao Dia dos Mártires da Língua do Bangladeche que se assinala nesta data. Este dia é assinalado pela comunidade do Bangladeche em memória dos estudantes e ativistas que no dia 21 de Fevereiro de 1952 se manifestaram pelo reconhecimento da língua bengali como língua nacional, desafiando o fogo dos militares, e tornando-se assim numa das poucas línguas pela qual os seus falantes sacrificaram as suas vidas. Esta foi uma iniciativa desenvolvida no âmbito da parceira criada no desenvolvimento da Semana do Bangladeche entre a Embaixada da República Popular do Bangladeche e a Junta de Freguesia de Arroios. 









Celebração do Ano Novo Chinês em Arroios

No passado sábado, dia 21 de Fevereiro, finalizámos a Semana da China com a celebração do ano chinês. Esta é a maior festividade da comunidade chinesa e foi uma honra poder fazer parte desta enorme festa.
Este ano, em colaboração com a Embaixada da República Popular da China e com a CML, foi possível iniciar esta celebração no Largo do Intendente Pina Manique com performances de dança do dragão, dança do leão, dança de tambores de cintura, acrobatas da companhia hunan, crianças da escola chinesa, entre outras. Seguiu-se um desfile até ao Martim Moniz onde continuaram as celebrações. Este desfile contou com a participação de centenas de participantes e encheu as ruas de cores e sons da China num ambiente fantástico.
Agradecemos a todos os que participaram e tornaram possível realizar na nossa freguesia este momento alto da cultura chinesa, uma cultura com tanta representatividade no nosso país e na nossa freguesia.
Bom ano novo chinês!!














quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Tarde Chinesa com Mostra de Arte, Dança, Música e Artes Marciais

O Largo do Intendente, decorado por lanternas chineses para receber a Semana da China e a celebração do Ano Novo Chinês, encheu-se de sons, cores e sabores da China.
Entre as 17h e as 20h foi possível experimentar iguarias da gastronomia chinesa, escrever caracteres chineses, fazer nós, adquirir máscaras e livros. Para além disso, no palco assistimos (e participámos) numa apresentação de Chi Kung, pela Mestre Elsa Sardinha, uma apresentação de Flauta Chinesa, Dança moderna de inspiração chinesa pela Companhia de Dança Amálgama e uma exibição seguida de workshop de Kung Fu pela Escola Hong Long.
Esta programação foi possível graças ao apoio da Embaixada da República Popular da China, a quem muito agradecemos a presença, e do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa e os seus professores.
Em baixo o registo fotográfico desta animada festa.


















Workshops chineses para os mais velhos

No dia 19 de Fevereiro foi dia dos mais velhos - séniores da Academia Sénior de Arroios - experimentarem arte chinesa através da pintura de máscaras,  recortes de papel e escrita de caracteres chineses. Apesar de não ser fácil, o entusiasmo, empenho e boa-disposição dos participantes, bem como a simpatia dos professores tornaram esta tarde e os resultados muito interessantes. Veja algumas fotos.