quarta-feira, 22 de julho de 2015

Semana de Angola encerra projeto

Terminou no passado dia 11 de Julho a Semana de Angola, o último país a ser promovido no âmbito do Projeto Volta ao Mundo em Arroios que agora termina.
Foram poucos os dias para transmitir a vasta riqueza da cultura de Angola mas permitiu dar a conhecer um bocadinho daquilo que se pode ver, ouvir, sentir e saborear da cultura angolana em Lisboa, pela mãos e pelas vozes dos angolanos que aqui vivem e que estiveram disponíveis para orgulhosamente partilhar connosco.
Houve cinema ao ar-livre com exibição do filme "I Love Kuduro"; uma magnífica exposição de fotografia em cubos luminosos sobre o papel da mulher angolana na sociedade; um concerto quente com Mistah Isaac, a partilhar as influências de Angola nas suas letras e músicas; contos tradicionais e muita animação para crianças; um workshop de danças de Angola com a boa energia do Mestre Petchú que deixou todos sem fôlego; uma mostra de danças e batuques com The Bala School, Black Queen, Simon, Gaspar Silva e Badjo pa Dianti; um mercado rico em produtos de Angola e um jantar tradicional a permitir saborear a gastronomia angolana e a música de Chalo Correia.
Não podíamos ter terminado de melhor forma. Um grande obrigado à Embaixada da República de Angola em Portugal, em particular ao Dr. Luandino Carvalho e Dra. Miriam Santos, pela presença e todo o apoio disponibilizado.
Ficam algumas fotos.
























sexta-feira, 10 de julho de 2015

Amanhã encerramos a Semana de Angola

Esta tarde haverá Danças de Angola no Largo e amanhã encerramos a Semana com produtos típicos, artesanato, gastronomia e um jantar dançante. 
Venha fazer parte deste momento em que encerramos a volta ao mundo em Arroios, conhecemos e partilhamos Angola.


quinta-feira, 9 de julho de 2015

Amanhã há Contos Tradicionais e Danças de Angola


Amanhã, dia 10 de Julho, a Semana de Angola traz um momento para crianças com apresentação de contos tradicionais infantis pelas 15h30. Segue-se um momento de diversão proporcionado pela Fundação Benfica com insuflável e jogos às 17h00.

A partir das 18h00 têm lugar as Danças de Angola no Largo com um workshop dinamizado pelo Mestre Petchú, bailarino e director artístico do Ballet Tradicional Kilandukilo.



Entre as 19h00 e as 20h00, após uma passagem pelos diversos ritmos de Angola, teremos uma apresentação com vários grupos que representam as várias danças de Angola. Assim teremos connosco Badjo pa Dianti, Os The Bala School, Black Queen, Simon e Catarina e Gaspar Silva. 







O ritmo e a animação contagiante estão garantidos.
Venha apaixonar-se pela cultura angolana. Venham dançar!


terça-feira, 7 de julho de 2015

Exposição "Mulher Angolana" e concerto de Mistah Isaac

Na próxima quinta, dia 9 de Julho, a Semana de Angola conta com uma cerimónia de abertura oficial com a presença da Sra. Presidente da Junta de Freguesia, Margarida Martins, e da Embaixada da República de Angola em Portugal. 

Seguir-se-á uma apresentação da Exposição “Mulher Angolana - Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?", exposta ao ar-livre no Largo do Intendente. Esta exposição retrata a mulher angolana e o seu papel no desenvolvimento sustentável das sociedades, é uma chamada de atenção para a importância da igualdade de género no desenvolvimento de uma sociedade e um olhar para a realidade da mulher africana a partir da vivência feminina em Angola. A referida exposição foi lançada no Brasil e percorreu várias cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Brasília.
A exposição reúne um conjunto de 34 cubos com fotografias, legendas e dados estatísticos que retratam a mulher angolana da actualidade. A mostra apresenta desde imagens de médicas, donas de casas, ministras, professoras até vendedoras ambulantes, num testemunho fiel sobre a realidade de mulher em Angola e em África.
Esta iniciativa teve origem num workshop realizado pelo Banco Económico (antigo BESA) e a World Press Photo, no âmbito da iniciativa anual BESAfoto, em 2012,  no qual participaram sete fotógrafos angolanos - Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Pedro Paulo e Waldney Oliveira - seleccionados com base nos seus portfólios. 


A exposição será acompanhada, às 20h00, de um Concerto de Mistah Isaac, músico nascido em Angola, a viver em Lisboa, guitarra e voz da cidade, que traz os seus sons e as suas influências de Angola completando este momento de homenagem à mulher angolana e de valorização da cultura angolana.



Jantar Dançante com sabores e sons de Angola encerram semana

A Semana de Angola termina no próximo sábado, dia 11 de Julho, com um Mercado de Angola no Largo do Intendente Pina Manique, com produtos típicos, artesanato e gastronomia entre as 11h e as 18h00. A partir das 20h30 há um Jantar Dançante com um menú tipicamente angolano e animado pela atuação de Chalo Correia, músico angolano. Este jantar realiza-se no Mercado 31 de Janeiro e é limitado ao número de inscrições. Apresse-se a fazer a sua inscrição!


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cinema Angolano no Largo: Exibição do Filme "I Love Kuduro"

O Kuduro (literalmente “cu duro”) é um movimento cultural urbano nascido em Angola durante a última década da Guerra Civil.

Criado nas discotecas e raves da Baixa de Luanda através de uma fusão entre batidas House , Techno e ritmos tradicionais angolanos, o Kuduro transbordou do centro da cidade para a periferia. Rapidamente se espalhou por Angola, por África e agora por todo mundo.

O Kuduro mistura dança, música e lifestyle, as suas letras inspiram-se nas coisas simples do dia-a-dia, e a sua cultura está presente um pouco por todo o lado – seja numa esquina, numa escola, num táxi ou até num estádio de futebol.

“I LOVE KUDURO” acompanha as mais idolatradas estrelas deste fenómeno urbano que hoje arrasta multidões de jovens Africanos, nomeadamente Bruno de Castro, Eduardo Paim, Sebem, Nagrelha, Hochi Fu, os Namayer, Tchobari, Titica, Francis Boy e Cabo Snoop, oferecendo uma visão única sobre a nova geração de Talento Angolano.

I Love Kuduro poderá ser visto esta quarta-feira, dia 8 de Julho, na Semana de Angola, numa exibição ao ar-livre, gratuita e em ecrã gigante no Largo do Intendente Pina Manique. Não falte!

Esta exibição só é possível através do apoio da Semba Produções, da Embaixada da República de Angola em Portugal e do Liceu Francês, que nos cede a tela de projecção. O nosso muito obrigado!

Veja o trailer do filme em: https://www.youtube.com/watch?v=oVlkXLKDlCs e a página em:http://www.ilovekudurofilm.com/





quinta-feira, 2 de julho de 2015

Conheça o programa da Semana de Angola de 8 a 11 de Julho



Semana de Angola encerra Volta ao Mundo em Arroios

O Projeto Volta ao Mundo em Arroios faz a sua última viagem cultural e traz-nos o último país: Angola.

De 8 a 11 de Julho dinamizamos a Semana Cultural de Angola, em parceria com a Embaixada da República de Angola em Portugal, com cinema ao ar-livre, uma exposição sobre a mulher angolana, concertos, animações e contos tradicionais infantis, danças tradicionais, mercado de produtos típicos, artesanato e gastronomia e jantar dançante.

Junte-se a nós para terminar em grande o nosso projeto com os sons, as cores e os sabores de Angola.



Festa Junina encerra em grande Semana do Brasil

Depois da alegria contagiante de sexta-feira as expectativas eram altas para o encerramento da Semana do Brasil com uma Festa Junina, arraial popular brasileiro com apresentação de um casamento caipira e dança da quadrilha. E não poderíamos ter encerrado da melhor forma.

A tarde começou com muitas bandeirinhas e barraquinhas de artesanato, comida e bebida do Brasil a deliciar os participantes, a caipirinha era a bebida de eleição e para a tapioca fazia-se uma enorme fila. Brigadeiros, pé de moleque, canjica e outros doces completavam os sabores. Mais tarde também o cachorro quente teve o seu lugar.

Todos estavam curiosos pela quadrilha e casamento caipira, até que o grupo entra para apresentar este momento tradicional e todos os brasileiros presentes ficam deliciados por reviver este momento. Roupas típicas e muita cor acompanharam os movimentos que eram guiados por uma deliciosa narradora ao som de forró.

Após este momento muito divertido seguiu-se o concerto de Luso Baião que elevou o ambiente no calor do forró e criou no Largo do Intendente um gigante baile. No final todos os corpos que se agitavam de sorriso no rosto pediam mais e mais. E a festa terminava com a apresentação de uma bandeira brasileira e muitos aplausos.

Um agradecimento muito especial à Casa do Brasil, por todo o apoio nas diversas atividades, aos participantes da quadrilha - Joana Darc Chouriço, Poty Telles e Mabel Cavacanti -, aos Luso Baião, a todos os vendedores e visitantes. Foi fantástico, obrigado!!!





















quarta-feira, 1 de julho de 2015

Forró, Samba e Black Brasil contagiam público do Intendente com o ritmo do Brasil


Sexta-feira houve muita música e dança do Brasil.

A tarde começou com os ritmos quentes do forró e do samba. Primeiro com o Henrique Matos a ensinar a todos os participantes os passos essenciais para dançar forró. Bastante animado, o workshop terminava com vários casais a formar par e a iniciarem-se num baile de forró

Seguiu-se o Hugo Rico a trazer-nos samba no pé. Apesar de exigente, os participantes entraram bem no ritmo e rapidamente o grupo se movia de forma articulada.

Terminados os workshops houve espaço para que os participantes praticarem os passos aprendidos.

Já noite eram os Alma Brasilis que apresentavam o projeto Black Brasil e que nos contemplaram com os clássicos da música brasileira de Tim Maia, Wilson Simonal, entre outros. O ritmo da banda tornou a noite muito especial, com um Largo do Intendente repleto de pessoas de todas as nacionalidades, que dançaram e cantaram os temas numa enorme animação. O ambiente não poderia ser mais caloroso e a alegria foi contagiante.

A noite terminava em cheio com o dj set de Alexandre Barbosa no Largo Café Estúdio.

Um obrigado grande ao projeto Black Brasil - músicos e produção - ao Henrique Matos, Hugo Rico e à Casa do Brasil.